Skip to main content

Projeto REACT

Junho 23, 2023

Encontra-se em fase de execução a candidatura n.º 181709 ao Aviso 12/REACT-EU/2021 – Gestão do combustível dos territórios submetidos ao Regime Florestal, na Comunidade Local dos Baldios de Cabril.

A candidatura, integralmente operacionalizada em áreas ardidas nos últimos 10 anos, prevê o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo e medronheiro, em povoamentos puros ou consociados, através da gestão de combustível, desramação e podas na espécie folhosa.

São mais de 110 hectares de floresta autóctone a ser alvo de intervenções específicas de modo a aumentar a resiliência de territórios florestados em regime florestal e em pleno PNPG, bem como aumentar a suas potencialidades no aproveitamento de outros recursos, seja através do aproveitamento do fruto de medronheiro, ou aproveitamento de resina, ou madeira de pinheiro bravo para fins que não a serração.

Serão igualmente beneficiados cerca de 3,77 km de rede viária florestal melhorando assim a acessibilidade aos povoamentos, garantindo melhores condições de exploração e visitação.

Esta ações, financiadas pelo COMPETE2020, vão contribuir para o compromisso da Comunidade Local no que respeita ao compromisso assumido decorrente da sua certificação da gestão florestal em PEFC e FSC®.

O projeto REACT – Candidatura POCI-07-62G4-FEDER-181709, da Comunidade Local dos Baldios de Cabril, decorre atualmente a um ritmo aceitável, com cerca de 50 hectares intervencionados em povoamentos de pinheiro bravo e medronheiro provenientes de regeneração natural pós incêndios rurais ocorridos na última década.
Deste modo, dos cerca de 114 hectares propostos a candidatura, estão executadas cerca de 44% das ações previstas na candidatura para os povoamentos de espécies autóctones.
Verifica-se uma boa resposta dos povoamentos às intervenções de controlo de vegetação espontânea e podas/desramações realizadas, com especial enfoque na espécie de medronheiro onde o retirar de ramos secos e mortos tem tido uma resposta muito boa do desenvolvimento individual dos exemplares, e igualmente se verifica uma melhoria ao nível estético e de valorização da paisagem, em pleno PNPG.

Com o aproximar de períodos de temperaturas muito elevadas e com elevado risco de incêndio, as operações vão começar a incidir na beneficiação da rede viária florestal, de modo a que esta esteja transitável no período crítico.

Esperamos avançar com passos seguros para a sua boa conclusão!

Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19